sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Será que vai vender???

A Nissan apresentou hoje em Tóquio um novo automóvel "inteligente" que recusa deslocar-se com um condutor embriagado ao volante. De acordo com dados fornecidos pela marca, esta novel proposta automóvel vem equipado com dispositivos capazes de detectar o cheiro a álcool, identificadores faciais de sonolência, detectores de ziguezagues e de outros sinais de desatenção.
Este concept-car, uma versão da berlina "Fuga", está repleto de sensores de álcool, um dos quais colocado na alavanca das velocidades, detectando qualquer concentração etílica na transpiração da palma da mão do condutor. Se o condutor tiver luvas calçadas, sensores de cheiros colocados em vários pontos detectarão o hálito carregado.
Além disso, uma câmara montada no tablier avaliará o estado de sonolência do condutor pelo número de vezes que pisca os olhos. Finalmente, um computador de bordo vigiará incessantemente a condução, detectando sinais de distracção ou de sonolência, nomeadamente fiscalizando os ziguezagues.
Os modos de reacção do automóvel aos sinais perigosos detectados vão desde avisos sonoros, passando por apertos do cinto de segurança para sacudir ou acordar o imprudente, até à imobilização completa do veículo.
O automóvel não vai ser imediatamente comercializado. Foi apenas destinado a mostrar as tecnologias de vanguarda que poderão eventualmente ser utilizadas, no futuro, para a produção de veículos "inteligentes" contra a embriaguês, segundo informou o fabricante.
O construtor japonês está actualmente a testar veículos em que o condutor sopra para um detector de alcoolemia, que bloqueia o motor em caso de nível de álcool superior ao legalmente permitido.
Ai oh pá!!!

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Ana,
A mim parecia-me mais sensato que para testarem as tecnologias de vanguarda que podem ser utilizadas, criassem um carro que em caso de bebedeira ligasse o piloto automático e seguisse viagem sozinho, não te parece???
Bjo.