quarta-feira, 4 de abril de 2007

TV +/- dependente desesperada

Hoje, numa conversa acerca dos media uma senhora já de alguma idade e que aparentava possuir um nível de educação acima da média, disse o seguinte aquando do visionamento de um determinado canal: “este canal não apresenta nada de edificador”. Qual o dito canal? Dou uma pista… duas pistas : andava lá um génio e uma gaja “toda boa” dentro de uma casa (assim só para variar claro!). Pois é… esta senhora reformada, não fica em casa a ver as novelas (inclua-se o telejornal – com 1h30m aquilo só pode ser uma novela!) e as Belas e os Mestres ao contrário desta TV mais ou menos dependente mas desesperada por qualidade em vez de quantidade. Note-se que a programação do dito canal passa sobretudo por estes 3 indicadores de audiências: novelas, o telejornal e o novo reality show.
As novelas começam logo de manhã até à meia noite e tal… e como se já não bastasse levar com elas 1 dia ainda temos a repetição no dia seguinte… sofremos de amnésia novelista por acaso??? Nem vou falar da repetição da série dos Morangos senão já nem saía daqui…
No telejornal, a qualidade da informação decresceu e dramatizou-se ao procurarem sempre frases chave para captar a atenção do telespectador - Não perca daqui a pouco a história da abóbora gigante sem corantes e "levedura". Enfim, estamos perante uma informação-espectáculo apenas preocupada com as audiências e a concorrência… uma realidade geral partilhada por todos os canais infelizmente.
No que diz respeito ao novo reality-show… não tenho palavras suficientemente elucidativas para explicar os meus sentimentos quando visualizo por momentâneos segundos tal espectáculo de entretenimento! Continuo impressionada com a capacidade que este canal tem de utilizar as pessoas para fomentar as audiências. Vejam…e comentem.
Bem e nisto tudo onde está o resto da programação? Ups… passou despercebida! Porque programação de jeito só lá para as tantas… dá para ir beber uns copitos e depois regressar a casa para ver uma excelente série como o Dr. House ou um filmezito se se lembrarem de passar um que não seja repetido… ou re-repetido ou será re-re-repetido? Mas, sabem nisto tudo o que me revolta mais? É quando um filme que já vi na televisão repete e se lembram de por estreia. Ggggrrrr lol

No fundo este canal só me recorda que não é completamente inútil porque ao menos serve de mau exemplo de televisão. Assim possibilita a correcção e a mudança pela qual eu tanto suspiro ... onde séries e programas de cultura invadirão a caixinha mágica durante as minhas tardes de tédio. Entretanto lá me vou contentando com os canais por cabo e com os zappings ... ai oh pá!!!

3 comentários:

Ana disse...

Uma coisa que eu também "gosto muito" neste canal... Os intervalos são às meias horas! Não percebo como é que é possível aguentar aquilo...
Viva a televisão por cabo! :)

teresa.com disse...

lol! perdoem-me a ignorância mas continuo sem perceber qual era o canal!! vicissitudes dos ausentes, i guess...

Lua disse...

Olá é a 1ª vez que estou a visitar este cantinho virtual e adorei! Por acaso sei perfeitamente do que estás a falar, eu até postei um pouco sobre esse tema no meu blog se quiseres ir lá espreitar.

A TV actualmente parece-me a RTP à uns anos atrás qd era a unica estação e só transmitia o que queria. Não há nada de educativo! e a boa programação dá a horas impróprias para quem é trabalhador!! eu sei que Portugal tem elevada taxa de desemprego, muita população idosa mas mesmo assim há que colocar bons programas para a malta toda assistir:))

Antes a única telenovela era a das 8h, agora começam às 21:30, sim porque até os telejornais agora são de 1h:30!!, e só terminam à meia noite e qd não é 1h da manhã... não se admite!!!

Já para nem falar dos reality Shows que enervam até uma criança de 6 anos:))
Há muitas falhas na programação da TV portuguesa, faltam muitos programas educativos que nos colem ao sofá!!

beijinhos grandes